Publicidade

Android lidera mercado com folga, iOS e Windows Phone recuam

31/07/2014 » Tecnologia » Intermediário

Android vs iOS vs Windows Phone

Strategy Analytics revelou essa manhã seu mais novo relatório sobre a situação atual do mercado de smartphone, uma pesquisa de interesse dos fabricantes e dos consumidores. Os resultados foram semelhantes aos revelados pela IDC, que inclusive alertou para o emergente mercado chinês em relação a fabricantes de smartphones.

Não foi a toa, afinal a maior surpresa foi o 5º lugar, ocupado pela Xiaomi, mesmo que seus produtos ainda não estejam disponíveis em todos os países. Isso pode significar mais um concorrente de peso para os grandes nomes do mercado. O número de vendas da fabricante chinesa deu um pulo de 4,1 milhões no ano passado para 15,1 milhões esse ano! Sua participação no mercado saltou de 1,8% para 5,1% nesse período.

A Samsung continua em primeiro lugar, embora tenha sofrido uma queda de 32,6% para 25,2%, seguida pela Apple, que igualmente experimentou um pequeno decréscimo de sua porcentagem de 13,4% para 11,9%. A Huawei chega em terceiro lugar, com uma subida de 4,8% para 6,8%, seguida pela LeNovo, que partiu de 4,8% para 5,4%, e quase sendo alcançada pela XIaomi no segundo trimestre de 2014. A LG finaliza em 6º lugar, apresentando uma pequena queda de 5,2% para 4,9%. Confira:

 

Dados do Strategy Analytics

O relatório revela claramente que a Apple é a única das fabricantes principais que não usa o sistema operacional da Google, o Android. E percebendo isso, Strategy Analytics resolveu revelar também um segundo relatório, que nos dá uma noção de como está a atual distribuição baseada dos sistemas operacionais.

Não é nenhuma surpresa que o Android se mantenha no topo da lista, com cerca de 84.6% do mercado para si, apresentando um crescimento constante durante os anos. No ano passado, 2013, o sistema operacional da Google representava 80.2% dos smartphones vendidos durante o segundo trimestre. E os números não pararam de crescer. No ultimo trimestre foram vendidos cerca de 249,6 milhões de dispositivos com Android, um aumento considerável quando se pensa nas vendas do mesmo período no ano anterior: “apenas” 186,8 milhões.

Mercado de sistemas móveis

Um dos diretores da Strategy Analytics, Neil Mawston, diz que assim como aconteceu com o mercado de computadores, o Android está quase transformando a corrida de smartphones em uma corrida com apenas um competidor. O diretor ainda garante que atrai os consumidores, desenvolvedores de hardwares e operadores para a plataforma são os serviços de baixo custo e software mais amigável.

Já a Apple agarra seus 11.9% do bolo de smartphones vendidos no segundo trimestre de 2014, apresentando uma pequena queda em relação ao mesmo período do ano passado (13,4%). Por outro lado, durante esse período, ela vendeu 32,2 milhões de aparelhos, uma média acima do ano anterior, 31,2 milhões, e obviamente isso significa mais lucro para a empresa.

Mas quem não vem tendo um bom desempenho no mercado é certamente o Windows Phone, da Microsoft. No ano passado, ele detinha 3.8% do mercado, mas durante o ultimo trimestre esses números caíram drasticamente para 2.7%, e isso vem soando alguns alarmes em Redmond. Afinal, não foi a toa que a Microsoft anunciou o fim da linha para o Nokia X e parou de produzir aparelhos com o sistema operacional Android. Eles querem se focar no Windows Phone e tentar reverter esse quadro o mais breve possível.

Ainda em relação a quedas, chega o Blackberry, quase beirando o 0 com 0.6%, bem abaixo do 2.4% adquiridos no ano anterior. E você, o que acha do domínio do Android? Será que Neil está certo em sua afirmação?

 

Fonte: Yahoo Notícias

Publicado por:

Rogério Mantoanelli @rmantoanelli
166 artigo(s) publicado(s)
Fundador do site "RogérioMaster", programador web desde 2002, especialista em PHP, jQuery. Comecei a programar server-side no ASP 3.0 e depois migrei para PHP onde estou até hoje. Já me aventurei em Action Script mas o mercado se afunilou muito e me dediquei ao PHP e jQuery.

Avalie esse post:

Comentários:

© Copyright 2018. Todos direitos reservados.