Publicidade

Existe padrão na área de TI? Sim, mas cada um tem o seu.

07/12/2012 » Desenvolvimento web » Intermediário

Existe Padrão na área de TI? Sim, mas cada um tem o seu.

Pois é galera, já faz algum tempo que não escrevo artigo e vi seria uma boa oportunidade pra mostrar meu ponto de vista sobre os “padrões web e TI”.

O que era para ser igual para todos se tornou um pé no saco, principalmente quando se fala em Crossbrowser, a galera de front-end sofre em deixar um site acessível para todos navegadores e sempre tem um que nunca da certo em nada, se vocês já pensaram logo no IE é sinal que partilhamos da mesma ideia.

Não só os navegadores de PCs e Macs que assombram a gente, hoje temos os navegadores mobile! Olha que beleza. Mas nesse quesito não temos motivos para reclamar tanto, afinal, navegadores mobile precisam de versões mais enxutas porque ainda tem uma limitação de memória e processamento. Mas agora precisava ter a guerra de navegadores de Android x iOS?

Ainda falando de padrões, antes existia uma guerra entre Designers e eu (isso mesmo, eu, Rogério). Vou explicar:  Você que monta o html pega um PSD na mão e quando abre  só tem fonte especial, e a fonte nunca vinha junto pra eu instalar e poder recortar o layout de forma digna, se fosse só esse o problema tudo bem, mas naquele tempo se você não configurasse as fontes do site como: arial, verdana e tahoma(Linux não tem tahoma), ou seja, fontes de sistema, o site nuca abria igual o layout aprovado pelo cliente e isso gerava muito estresse. Hoje temos a possibilidade de carregar fontes no CSS3, mas aí, vem de novo a questão de que padrão cada um tem o seu. Por que não existe uma extensão de fonte apenas? Pra deixar o site visualizável em todos navegadores nós precisamos apenas de 4 extensões de fonte. Porra! É quase uma fonte por navegador.

Último ponto: Vamos falar dos sistemas operacionais, cito os 3 maiores: Windows, Linux e MacOS.

Windows 
Todo mundo fala mal, o bagulho só da pau e ninguém nunca tem o original.
Pra servidor web, se for trabalhar com aplicações exclusivas Microsoft até da certo, mas tente rodar um php nessa joça aí... É certeza que pelo menos um problema vocês já tiveram em rodar php no Windows.
 

Linux 
Para usuário comum confesso que é um atraso de vida, é visto como um código indecifrável pelos mortais comuns (tô nesse meio aí).
Desvantagem: Não temos quase nenhuma versão de softwares bons para área de web design (Photoshop e etc) e o simulador de programas Windows sempre da pau em alguma coisa.
Vantagem: Hoje é impossível pegar algum vírus na web, no Linux tudo que necessita ser instalado ou executado pede a senha do usuário root (administrador nível DEUS).
 

MacOS
Sem dúvida um dos mais estáveis, isso porque seu fabricante sempre vende o software casado com o hardware e isso faz com que o software aproveite o máximo que hardware pode oferecer (Pois é... esse é o segredo da Apple).
Hoje custa muito caro usar um MacOS no Brasil, o custo é de quase uma moto, agora me corrijam se eu estiver errado pois eu não uso Mac e não vi nos tempos de hoje, mas essa joça de Mac nunca veio com teclado ABNT2, é mais fácil você fazer o “secreto do akuma” do que acentuar palavras no Mac.

Por enquanto é só pessoal, isso foi mais um ponto de vista do que um artigo pra ajudar alguém, mas o que tem né? Eu posto o que eu quiser aqui.

Publicado por:

Rogério Mantoanelli @rmantoanelli
166 artigo(s) publicado(s)
Fundador do site "RogérioMaster", programador web desde 2002, especialista em PHP, jQuery. Comecei a programar server-side no ASP 3.0 e depois migrei para PHP onde estou até hoje. Já me aventurei em Action Script mas o mercado se afunilou muito e me dediquei ao PHP e jQuery.

Avalie esse post:

Comentários:

© Copyright 2018. Todos direitos reservados.