Publicidade

HTML5 é o novo Flash?

30/01/2013 » Desenvolvimento web » Intermediário

Bom dia caros leitores, hoje vou postar um artigo que pode abrir um pouco a cabeça e deixar um pouco menos confuso essa onda de HTML5.

Afinal de contas pra que serve e por que surgiu essa jóça de HTML5?

Primeiro ponto é que HTML5 não vai substituir o Flash pelos seguintes motivos:

  1. HTML5 ainda é Linguagem de hypertexto e não tem absolutamente NADA de animação;
  2. Flash ainda é o flash de sempre, é usado hoje em dia para confecção de games online e hotsites.

Então gravem, HTML5 não faz jogo, animação nem caceta nenhuma do gênero, quem pode fazer essas coisas hoje sem ajuda de Flash é um mix de CCS3, Javascript aplicados tanto em HTML4 quanto no HTML5. Resumindo a magia está no JS e no CSS.

O motivo pelo qual surgiu a nova versão do HTML foi trazer um novo padrão de semântica, isso vai padronizar a depuração de erros na sintaxe. Foram criadas novas tags para melhorar a marcação de onde está o conteúdo do website e isso melhora a otimização de SEO. Um exemplo:

Usando apenas a sintaxe de tabless teremos um codigos com tags <div> e hoje um indexador de conteúdo não sabe onde está o seu menu principal de navegação, no HTML5 existe uma tag <nav> que é um marcador para os indexadores de que ali dentro tem links para navegação. Isso torna a otimização mais sucinta.

Resumo geral: HTML5 são novas tags que facilitam a diagramção de um website e definitivamente NÃO É UM FLASH.

Agora quando você ouvir alguém falar: "Nossa que banner em legal em HTML5" você já saberá que a pessoa não sabe um caralho do que ta falando.

Se alguém não concordar com o que eu disse nesse post, dêem aquela Goggada. Pra quem curtiu vlw! E pra quem ficou mais confuso releia o texto até entender.

Publicado por:

Rogério Mantoanelli @rmantoanelli
166 artigo(s) publicado(s)
Fundador do site "RogérioMaster", programador web desde 2002, especialista em PHP, jQuery. Comecei a programar server-side no ASP 3.0 e depois migrei para PHP onde estou até hoje. Já me aventurei em Action Script mas o mercado se afunilou muito e me dediquei ao PHP e jQuery.

Avalie esse post:

Comentários:

© Copyright 2018. Todos direitos reservados.