Publicidade

Por que os programadores odeiam usar CMS prontos?

10/12/2012 » Desenvolvimento web » Iniciante

Citei programadores mas a real mesmo é eu odeio e vou explicar os motivos.

Sério mesmo gente, isso é um saco e não é porque tem que aprender a usar, é porque o cliente NUNCA usa o CMS com as funcionalidades que o fabricante fez.

Primeiro exemplo, o campeão da prostituição da mão de obra de programador, ninguém mais ninguém menos que o Wordpress. O Wordpress pra quem não sabe é um CMS para ferramenta de Blog, é simples e fácil de usar, mas por que ele é odiado? (pelo menos eu odeio e muito)

  • Motivo 1: O cliente... Esse por sua vez SEMPRE quer customizar no mínimo 80% da ferramenta, não só em layout até porque instalar temas é fácil, mas o cliente não se contenta e quer transformar o Wordpress em site, portal e até em e-commerce (AAAAAHHHH... alguém me bata logo e acabe com esse sofrimento).
  • Motivo 2: O cliente acha que por ser um CMS pronto, o custo é drasticamente reduzido, mas o infeliz pede pra customizar o bagulho todo.
  • Motivo 3: Os próprios desenvolvedores... Como assim? Tem uma parcela de desenvolvedor preguiçoso e que de fato não sabe programar, usa essa ferramenta pra vender site a rodo e a preço de banana para qualquer um, e isso gera a desvalorização da nossa mão de obra.

Posso citar mais motivos, mas isso deixaria o artigo interminável, temos outros CMSs que os clientes e agências usam pra f$&3 com a nossa vida, entre eles: Magento, Joomla, Wordpress (já citado), OpenCart e etc.

Nisso alguém fala: Mas poxa Rogério, você não gosta de nenhum? Acho que você que é preguiçoso e não sabe usar e fica “cornetando” quem usa.

O grande problema da coisa é: Escolhem usar os CMSs prontos porque o custo é reduzido, mas em contra partida, pedem um zilhão (existe esse número?) de modificações, e isso torna a vida do projeto e a minha um saco.

E é por isso caros amigos que eu odeio CMS pronto, é por culpa da cultura dos clientes.

Publicado por:

Rogério Mantoanelli @rmantoanelli
166 artigo(s) publicado(s)
Fundador do site "RogérioMaster", programador web desde 2002, especialista em PHP, jQuery. Comecei a programar server-side no ASP 3.0 e depois migrei para PHP onde estou até hoje. Já me aventurei em Action Script mas o mercado se afunilou muito e me dediquei ao PHP e jQuery.

Avalie esse post:

Comentários:

© Copyright 2018. Todos direitos reservados.