Publicidade

Quanto vale sua mão de obra e até onde o barato sai caro

24/11/2011 » Desenvolvimento web » Intermediário

Bom dia para todos meus leitores! (uns 3 amigos... isso qd eu compartilho o link no facebook)

Hoje o assunto é "Quanto vale sua mão de obra e até onde o barato sai caro". Vamos dividir esse artigo em duas partes, então vamos ver quanto vale seu serviço.

Você é um mero desenvolvedor, está muito louco atrás de projetos pra fazer e quando acha não sabe cobrar, ou fica com medo de chutar o balde e perder o projeto? Isso acontece com frequência pois estamos com o mercado bem aquecido e cheio de "prostitutos" nessa profissão.

Como dimensionar o valor do seu trabalho?

Temos alguns fatores que ajudam (ou não) na hora que orçar, são eles:

  • Seu tempo de experiência: Isso é meio óbvio, mas tem gente que sai da faculdade (com as noções mais toscas já vistas lá dentro) e sai querendo cobrar R$ 90,00/hora do serviço, aí num dá né campeão!
  • Quantidade de sites feitos VS Qualidade deles: Só tenha em portifólio sites que você fez e realmente deixaram o cliente satisfeito, e que tenham uma boa funcionalidade, pense que um futuro cliente vai olhar o que você já fez, e se estiver tudo cagado aí sim, por questões óbvias esse futuro cliente NUNCA vai te procurar. (isso não tem nada a ver mesmo com ajudar a orçar, mas você precisava saber disso)

Uma forma de orçar que ajuda bastante é sempre orçar em horas, ok, entendi mas eu nem sei quanto vale minha hora - Pra saber seu valor hora faça aquela conta simples (vezes, dividir lembra?). Pegue o último projeto seu e tente se lembrar quanta horas você trabalhou nele(trabalhou... não ficou no twitter ou facebook), blz, temos umas 80 horas, agora pegue o valor que você cobrou, vamos lá uns R$ 1500,00, então seu valor hora é: 1500/80 = 18,75! Dessa forma no  próximo projeto tente dimensionar quanto tempo vc vai levar e faça a conta do valor total. Ajudou? não? foda-se...

Agora até onde o barato sai caro?

Essa pergunta é feita tanto pra você que desenvolve quanto pra você cliente!

Desenvolvedor: pense que você pegou um projeto "carne de pescoço" interminável e cobrou barato (muito barato!), na conta final seu valor hora caiu muito e você perdeu tempo, e tempo é dinheiro!

Cliente: Você visou apenas o baixo custo e deu um portal padrão facebook na mão de um programador Jr, é 98% de chance que o projeto NUNCA vai sair e o você perdeu tempo, e novamente tempo é dinheiro!

Acho que é só, se fui útil ou não tanto faz, o que importa é que você leu e me deu um page view.

Publicado por:

Rogério Mantoanelli @rmantoanelli
166 artigo(s) publicado(s)
Fundador do site "RogérioMaster", programador web desde 2002, especialista em PHP, jQuery. Comecei a programar server-side no ASP 3.0 e depois migrei para PHP onde estou até hoje. Já me aventurei em Action Script mas o mercado se afunilou muito e me dediquei ao PHP e jQuery.

Avalie esse post:

Comentários:

© Copyright 2018. Todos direitos reservados.