Publicidade

Saiba se você quer mesmo trabalhar com TI focado em sistemas

14/12/2012 » Desenvolvimento web » Iniciante

Boa tarde galera do TI (e para Não Nerds Descolados e Pegadores também).

Falar de TI é tão complicado que nem sei por onde começar, mas vamos tentar ir por tópicos.

O que quer dizer TI?
TI significa “Tecnologia da informação”, agora você sabendo o que quer dizer acaba de ficar mais perdido. A área de TI é imensa, mas para a grande maioria se resume ao cara de faz programas (de computadores hein), o amigo que sabe formatar seu PC e instalar a impressora.

Por que TI focado em sistemas?
Simples, como já falei é uma área que abrange muito mais que “mexer” com computador, e aqui vamos falar de sistemas e se vale a pena você escolher essa área, ou se está valendo caso já tenha escolhido.

Quais as vantagens de trabalhar com sistemas?
Como qualquer setor tem suas vantagens e desvantagens, mas a que a maioria procura é um bom salário, e fazendo sistemas você pode ter isso (Nossa que legal!), porém, ou você é um quebra galho que aceita qualquer trampo, ou você vira um especialista e óbvio que um especialista ganha bem e para chegar nesse nível tem uma árdua estrada para seguir.

Imagine que sua vida vira um RPG e para você “upar” (subir de nível) você precisa enfrentar batalhas e missões e alguns chefes apelões. Depois de passar vários níveis você vai se graduando. (Se você não entendeu essa referência com vídeo game esqueça da área, tente outra coisa, é SÉRIO!). Aí sim, depois de chegar no nível hard da coisa você ganha bem.

Um erro muito comum é escolher a área porque ouviu falar que dá dinheiro e é a profissão do momento. Se você não gosta de computador, lógica, matemática e outros assuntos considerados de Nerd NÃO ESCOLHA ESSA ÁREA.

Tive um caso que um estudante tentou comprar sua nota da Faculdade me oferecendo uma gratificação em $$ para eu resolver uma questão. Para ver esse caso clique aqui.

E as desvantagens?
Xiii, agora eu faço alguns desistirem rsrs, essa resposta vai com sub-tópicos.

Profissão matrix: Isso ocorre quando ninguém dos seus amigos e familiares sabem ou imaginam o que você faz, eles te veem como um ser estranho que troca a noite pelo dia e que sabe descobrir senhas (e lembrar a deles) de facebook, MSN e etc. Também acham que você é capaz de manipular com destreza e perfeição o photoshop que por sinal só sabem da existência do software porque hoje se fala muito dele quando o assunto é foto de celebridade.

Patrão cru: Isso é quando seu patrão entende de qualquer outro assunto e menos da sua área, suas chances de aumento serão escassas e a cobrança sempre será no nível 99, isso porque alguns deles  tem um sobrinho que faz o que você faz, e não adianta, quando o sobrinho do patrão diz saber o que você sabe você nunca será valorizado.

Clientes brasileiríssimos: Usei o termo “brasileiríssimos” porque todos sabem que brasileiro sempre tem um jeitinho, e esse tipo de cliente por sua vez não deixar passar nenhuma oportunidade mas nenhuma mesmo, esse não desiste nunca. Esse é o cliente que pede uma Ferrari e quer pagar o valor de Fusca alegando que já tem muita coisa pronta pra usar. Se você quer uma vida com dor de cabeça e pouco dinheiro aceite esse cliente.

Isso aí pessoal, a melhor dica que poderia dar é:

Entre nessa área apenas se você gostar mesmo, pois tem muita gente fazendo cagada por aí e depois eu tenho que limpar a merda toda.

Publicado por:

Rogério Mantoanelli @rmantoanelli
166 artigo(s) publicado(s)
Fundador do site "RogérioMaster", programador web desde 2002, especialista em PHP, jQuery. Comecei a programar server-side no ASP 3.0 e depois migrei para PHP onde estou até hoje. Já me aventurei em Action Script mas o mercado se afunilou muito e me dediquei ao PHP e jQuery.

Avalie esse post:

Comentários:

© Copyright 2018. Todos direitos reservados.