Publicidade

Sony cria cassete com espaço para 185 terabytes

06/05/2014 » Tecnologia » Intermediário
A cassete ainda mexe e a prova é o mais recente avanço feito pela Sony e pela IBM que bateu todos os recordes no campo da densidade de dados armazenados em fita magnética.
 
A nova cassete criada pela Sony é capaz de armazenar 185 terabytes de dados por cada cartucho, o que equivale a 3700 discos Blu-ray. A tecnologia foi desenvolvida com a ajuda da IBM. Segundo a BBC, cada cassete é capaz de armazenar 148 gigabits de dados por polegada quadrada, ou cinco vezes mais o anterior recorde alcançado em 2010.
 
Naturalmente, a tecnologia é destinada a empresas e não ao consumidor final. Por muito anacrónicas que possam parecer, as cassetes continuam a ser muito usadas para armazenamento de dados a longo prazo. Apesar de ser muito mais lento aceder a informação a partir de uma cassete que de um disco rígido ou disco Blu-ray, as cassetes continuam a ser imbatíveis no campo da fiabilidade, baixo custo e eficiência energética. Assim, continuam a ser a escolha quando é necessário mover grandes quantidades de informação para um armazenamento a longo prazo.
 
 
Fonte: Exame Informática

 

Publicado por:

Rogério Mantoanelli @rmantoanelli
166 artigo(s) publicado(s)
Fundador do site "RogérioMaster", programador web desde 2002, especialista em PHP, jQuery. Comecei a programar server-side no ASP 3.0 e depois migrei para PHP onde estou até hoje. Já me aventurei em Action Script mas o mercado se afunilou muito e me dediquei ao PHP e jQuery.

Avalie esse post:

Comentários:

© Copyright 2018. Todos direitos reservados.